
PROFISSIONAl DA VOZ E DISTÚRBIO DA VOZ
Você é um profissional da voz?
Existem alguns profissionais que utilizam sua voz como mecanismo de trabalho que são chamados de “profissionais da Voz” esses indivíduos podem apresentar maior predisposição em ter problemas vocais são eles os professores, repórteres, pastores, padres, cantores, feirantes, vendedores, operadores de telemarketing, locutores, políticos enfim quais quer indivíduos que necessitam da voz para trabalhar.
Competência Comunicativa
O mundo atual exige, cada vez mais, profissionais capacitados e com habilidades em diferentes áreas de competência.
A competência comunicativa é o conhecimento, habilidade, atitude e capacidade do indivíduo de assimilar, organizar e transmitir informações com eficácia e clareza de modo que o interlocutor seja impactado.
A comunicação é um dos pré-requisitos mais observados no mundo empresarial, ela é necessária em todos os momentos de nossa vida, quer seja profissional quer seja pessoal.
O mundo empresarial muitas vezes existe há necessidade de usarmos atitudes persuasivas, convincentes e cativantes buscando um inter-relacionamento diferenciado com o cliente ou interlocutor para alcançar as exigências cada vez maiores do mercado.
Por isso há necessidade de se desenvolver e aprimorar as habilidades comunicativas, com objetivo de uma linguagem eficiente, fala clara e voz saudável .
Você cuida da sua voz ?
Fique atento em alguns sinais que podem mostrar que algo está errado com ela.
A rouquidão, perda de voz, excesso de pigarro, queimação e o desconforto para falar, podem ser o resultado de um simples “calo nas cordas vocais”, mas também indicativos para um diagnóstico mais complexo, como até mesmo câncer de laringe.
Se você possui alguma queixa quanto à sua voz, ou percebe a voz do seu filho é diferente de outras crianças, procure um fonoaudiólogo e/ou um médico.
As alterações na voz podem aparecer por conta de lesões nas pregas vocais ou por uso incorreto da voz, ou, ainda, por ambos os fatores, resultando na chamada disfonia.Disfonia é o diagnóstico dado pelo fonoaudiólogo e pelo otorrinolaringologista, aos distúrbios da voz que, na maioria das vezes, já são reconhecidos pelo paciente.O tratamento também é definido em conjunto, já que, em alguns casos, é possível a reabilitação por exercícios e orientações vocais na fonoterapia, mas em outros, pode ser necessária uma cirurgia de laringe.
O fonoaudiólogo possui participação essencial em ambos os casos, pois indicará ao paciente o comportamento inadequado que realiza, ajudando-o a utilizar a voz de forma mais saudável, prevenindo o reaparecimento dos problemas na voz e utilizando técnicas vocais para a melhora da qualidade da voz, além de auxiliar o paciente a enfrentar e se apossar da sua nova expressão vocal.